LIBRAR: Conceitos Básicos de Libras Usando Realidade Aumentada e Realidade Virtual

Ano/Semestre: 2018/I
Acadêmico(a): Luan Ribeiro da Silva Orientador(a): Dalton Solano dos Reis
GIT: https://bitbucket.org/gcgfurb/2018-1_luanribeirosilva
 Proposta, monografia e apresentação no GIT
 Video:
 Palavras-chave: Libras. Realidade aumentada. Realidade virtual. Unity.

 Resumo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema que utiliza Realidade Virtual e Realidade Aumentada para auxiliar no ensino das letras do alfabeto e algarismos numéricos em Libras. Para isso, o sistema foi dividido em três módulos, sendo o primeiro com o objetivo mostrar ao usuário as letras e algarismos numéricos em Libras através de uma mão 3D. Os outros dois módulos são jogos para que o usuário treine seus conhecimentos em Libras através da Realidade Virtual e Realidade Aumentada. O sistema foi desenvolvido utilizando a plataforma de criação de jogos e aplicativos Unity, em conjunto com a biblioteca de Realidade Aumentada Vuforia e de Realidade Virtual Google VR. O tipo de Realidade Aumentada usada para o sistema foi visão por vídeo baseada em monitor. O tipo de Realidade Virtual usada para o sistema é imersiva. Durante a implementação foram feitos testes e modificações no sistema para que a biblioteca Vuforia e Google VR trabalhassem integradas em um mesmo sistema. Também são apresentados conceitos, códigos e ideias usadas para o desenvolvimento do sistema e modelagem da mão 3D. Como resultado o sistema foi exportado para a plataforma Android e iOS, possibilitando a utilização para testes com um grupo de alunos. Durante os testes, embora tenha sido observado uma certa dificuldade no uso das tecnologias de Realidade Aumentada e Virtual, todos os alunos conseguiram usar o sistema e se divertiam com as tarefas que lhes eram passadas. Com os resultados dos testes foi possível notar que os objetivos foram alcançados e os usuários demonstraram um grande interesse no sistema, para aprender Libras.