TCC 2012/2

Tí­tulo: TAGARELA: APLICATIVO PARA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NO IOS
Orientando(a): Alan Filipe Cardozo Fabeni
Orientador: Prof. Dalton Solano dos Reis – Lattes
Resumo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um aplicativo para comunicação alternativa para a plataforma iOS. O aplicativo tem como principal objetivo criar um ambiente aonde o fonoaudiólogo, o seu paciente e o tutor deste paciente possam interagir de forma que haja uma evolução na capacidade de comunicação do paciente. Tudo isto através de planos de atividades elaborados pelo fonoaudiólogo em conjunto com o tutor do paciente. Estes planos tem como objetivo estimular a capacidade de comunicação do paciente através da utilização dos recursos multimídias presentes na plataforma iOS. Durante a evolução deste trabalho, recursos exclusivos da plataforma iOS, como o iCloud e o Core Data são apresentados através de conceitos e utilização dos mesmos.
Grupo-home: http://www.inf.furb.br/gcgGrupo-Lattes
Palavras-chave: iOS. Comunicação alternativa. Tecnologia assistiva. Multimídia móvel.
Video: http://youtu.be/A2OIt9D_KYQImagem
Monografia: https://app.box.com/s/x3jok9s7q4bv4g5g9cp3
Documentação: https://www.box.com/s/r3hdjeu9rhwh059bw8em

Tí­tulo: DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO MÓVEL MULTIPLATAFORMA INTEGRADO AO SISTEMA DE ALERTA DE CHEIAS DA BACIA DO ITAJAÍ
Orientando(a): Carlos Eduardo de Souza – Lattes
Orientador: Prof. Dalton Solano dos Reis – Lattes
Resumo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um aplicativo multiplataforma que informa em um mapa interativo os últimos dados registrados pelo sistema de alerta de cheias da bacia do Itajaí, e permite registrar ocorrências adversas em situação de emergência. É composto por um aplicativo cliente desenvolvido no framework Titanium SDK, que faz deploy para as plataformas Android e iOS. Os registros das estações são capturados periodicamente e mantidos em base de dados própria. As ocorrências são registradas com as informações de latitude e longitude obtidas através do recurso de geolocalização do dispositivo e imagem obtida da galeria de mídias digitais. As ocorrências são divulgadas na rede social Facebook e armazenadas em base de dados própria. Durante a evolução deste trabalho, o framework é apresentado através de conceitos e utilização de suas funcionalidades.
Grupo-home: http://www.inf.furb.br/gcgGrupo-Lattes
Palavras-chave: Computação móvel. Multiplataforma. Desenvolvimento web. Monitoramento e alerta.
Video: http://youtu.be/ITz0AagZ5eYImagem
Monografia: https://www.box.com/shared/qe7qu64e0w93pdem8nic
Documentação: https://www.box.com/s/qrn21gj1ilapzv4uzx3f

Tí­tulo: DESENVOLVIMENTO DE UM MOTOR DE JOGOS 3D, UTILIZANDO WEBGL
Orientando(a): Daniel Pereira – Lattes
Orientador: Prof. Dalton Solano dos Reis – Lattes
Resumo: Este trabalho apresenta a implementação de um motor de jogos desenvolvimento em WebGL e também uma aplicação que o utiliza. O motor de jogos disponibiliza funcionalidades como grafo de cena, gerenciamento de objetos da cena, texturas e iluminação. Para o desenho da cena e dos objetos é utilizada a linguagem JavaScript, utilizando elementos disponíveis na linguagem HTML5. O trabalho aborda as técnicas utilizadas para abstração da linguagem GSGL e da API do WebGL e apresenta o resultado obtido com os testes de desempenho realizados através de um dos navegadores web suportados.
Grupo-home: http://www.inf.furb.br/gcgGrupo-Lattes
Palavras-chave: Motor de jogos. WebGL. HTML5.
Imagem
Monografia: https://www.box.com/s/pmmiy04oq0jrj8dayazv
Aplicação: http://gcg.inf.furb.br/visedu/TCC_Daniel/

Tí­tulo: MJ3I-PA – UM MOTOR DE JOGOS 3D PARA IOS COM PERSONAGENS ARTICULADOS
Orientando(a): Heitor Augusto Schmitt – Lattes
Orientador: Prof. Dalton Solano dos Reis – Lattes
Resumo: Esta monografia apresenta a construção de uma biblioteca gráfica que utiliza o conceito de personagens articulados para dispositivos móveis da plataforma iOS, juntamente com um aplicativo que utiliza a biblioteca para desenhar um braço mecânico articulado. A biblioteca disponibiliza ferramentas para a criação de personagens articulados simples. O desenho destes personagens foi realizado com a biblioteca OpenGL ES 2.0 disponível no iOS. A interação com o aplicativo ocorre através de toques na tela, sendo possível selecionar e rotacionar cada uma das articulações. Por fim foi demonstrado o desempenho prático com a aplicação rodando em um dispositivo da plataforma iOS.
Grupo-home: http://www.inf.furb.br/gcgGrupo-Lattes
Palavras-chave: Personagens articulados. iOS. Motor gráfico. OpenGL.
Imagem
Monografia: https://www.box.com/s/zgcjvovkysb7x1gjs7eu

Tí­tulo: EDITOR GRÁFICO PARA SEQUENCIAMENTO E NAVEGAÇÃO USANDO REDES DE PETRI
Orientando(a): Maicon Mueller – Lattes
Orientador: Prof. Dalton Solano dos Reis – Lattes
Resumo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um ambiente web para criação de cursos online, a fim de permitir o acesso de qualquer lugar que tenha disponibilidade de acesso a internet. A ferramenta possui uma área para criação, edição e navegação pelo curso, que utiliza modelagem gráfica de redes de petri para montagem dos cursos. Além do mais há possibilidade de armazenamento das informações em banco de dados, upload e download dos cursos, utilizando os recursos de um webservice para a troca de mensagem. A ferramenta foi desenvolvida na linguagem Java, que utilizou o framework GWT que utiliza a metodologia AJAX, JSNI possibilitando escrever código Javascript em fonte Java, e o protocolo RPC fazendo a comunicação cliente e servidor, isso em conjunto com a biblioteca Smartgwt para facilitar na criação das telas.
Grupo-home: http://www.inf.furb.br/gcgGrupo-Lattes
Palavras-chave: SCORM. EAD. Redes de Petri. Cursos. Upload. Download. GWT. Smartgwt.
Monografia: https://www.box.com/s/qakg2bll0a4qsl8vpecy

Tí­tulo: PROTÓTIPO DE SOFTWARE PARA LEITURA LABIAL
Orientando(a): Marco Aurélio Caramori – Lattes
Orientador: Prof. Dalton Solano dos Reis – Lattes
Resumo: A leitura labial é uma técnica utilizada para extrair informações dos lábios, língua ou face, que possam auxiliar no reconhecimento da fala e é amplamente utilizada por portadores de deficiências auditivas. Tendo em vista a automatização desta atividade, existem várias fases de processamento computacional necessárias, sendo elas: aquisição das imagens, extração das características, reconhecimento de padrões e classificação de novas amostras. Este trabalho apresenta um protótipo de software para efetuar a leitura labial utilizando os dados relativos às medidas dos lábios durante a fala. A aquisição das imagens de vídeo é feita a partir de uma câmera de vídeo convencional, acoplada a um computador desktop. A extração das características do contorno labial é feita utilizando técnicas de processamento de imagem, enquanto a identificação de padrões e classificação de novas amostras é feita utilizando um algoritmo de filtro de Bayes.
Grupo-home: http://www.inf.furb.br/gcgGrupo-Lattes
Palavras-chave: Leitura labial. Leitura orofacial. Visão computacional. Modelos probabilísticos. Filtro de Bayes.
Video: – Imagem
Monografia: https://www.box.com/s/rr29eempp37qmnv5k3dh
Documentação: https://www.box.com/s/nl56syhf2x5onqub8g8z

Tí­tulo: PROTÓTIPO DE UMA FERRAMENTA GRÁFICA PARA CRIAÇÃO DE SIMULAÇÕES NA ÁREA DA FÍSICA EM DISPOSITIVOS MÓVEIS
Orientando(a): Silvio Fragnani da Silva – Lattes
Orientador: Prof. Dalton Solano dos Reis – Lattes
Resumo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um protótipo de ferramenta gráfica para geração de simulações na área da física para dispositivo móvel, com foco nos dispositivos Apple utilizando o sistema operacional iOS. O protótipo permite ao usuário gerar simulações na área da física mecânica clássica utilizando alguns objetos disponíveis, podendo explorar os conceitos das leis de Newton. A construção do motor de física é o objetivo deste trabalho, que é responsável por gerar toda a simulação de física, composto de um sistema que integra os cálculos de física e de um sistema que identifica, gera e resolve as colisões. Também foram explorado os recursos da plataforma iOS, com principal foco na sua biblioteca gráfica OpenGL ES versão 2.0 para gerar a simulação gráfica. Por fim, este trabalho apresenta os resultados obtidos durante o desenvolvimento, juntamente com os testes de desempenho utilizando as ferramentas disponíveis com SDK Xcode.
Grupo-home: http://www.inf.furb.br/gcgGrupo-Lattes
Palavras-chave: Simulação. Motor de física. Colisões. Dispositivo móvel. Leis de Newton.
Video: http://youtu.be/gsUjom24IosImagem
Monografia: https://www.box.com/s/1hxa820o4v63tiksy88b
Documentação: https://www.box.com/s/en47gyprxr61qxibobyb