TCC 2013/1

Tí­tulo: IAR 2.0: API OTIMIZADA PARA APLICAÇÕES DE ENTRETENIMENTO EM REALIDADE AUMENTADA NA PLATAFORMA IOS
Orientando: Állan Milbratz de Camargo – Lattes
Orientador: Prof. Dalton Solano dos Reis – Lattes
Resumo: Neste trabalho é apresentada uma metodologia de codificação assembler com instruções SIMD para dispositivos ARM. Com foco em otimizar uma aplicação de realidade aumentada, este trabalho descreve os passos utilizados para se atingir um ganho global de 57% em performance. São descritos também os ganhos em nível de algoritmo, onde atingiu-se um tempo de execução 31 vezes melhor que a versão anterior.
Grupo-home: http://www.inf.furb.br/gcgGrupo-Lattes
Palavras-chave: iOS. Dispositivos móveis. Realidade aumentada. Assembler. ARM. SIMD.
Video: xx
Monografia: https://app.box.com/s/ycp96e86bedqavzbtbkl (tex)

Tí­tulo: RECONSTRUTOR DE MODELOS 3D UTILIZANDO TÉCNICA DE NÍVEL DE DETALHAMENTO NO IOS
Orientando: Felipe Augusto Imianowsky – Lattes
Orientador: Prof. Dalton Solano dos Reis – Lattes
Resumo: Este trabalho apresenta a implementação de uma biblioteca capaz de reconstruir modelos 3D utilizando técnica de nível de detalhamento em tempo real na plataforma iOS. A biblioteca importa modelos 3D e permite que o mesmo modelo seja visualizado com diferentes níveis de detalhamento através de parametrizações. O nível de detalhamento aplicado é do tipo contínuo e segue as etapas de geração, seleção e escolha, realizando os cálculos em tempo real no dispositivo móvel. Para os testes foi utilizado o OpenGL ES 2.0 disponível no iOS. O trabalho finaliza apresentando os resultados obtidos em dispositivos móveis. Esses resultados são satisfatórios em aparelhos com configurações mínimas para modelos com até 4000 vértices, apresentando problemas de memória para objetos com mais do que os pontos citados, além de ocorrer situações em que os objetos ficam desconexos em certos níveis de detalhamento.
Grupo-home: http://www.inf.furb.br/gcgGrupo-Lattes
Palavras-chave: Nível de detalhamento. Computação gráfica. iOS.
Video: http://www.youtube.com/watch?v=gPjLP3hsTLk
Monografia: https://www.box.com/s/tig0edtknx8alnuk3szm (tex)

Tí­tulo: VISUALIZAÇÃO VOLUMÉTRICA DE IMAGENS DICOM PARA IOS
Orientando: Marcelo da Mata Oliveira – Lattes
Orientador: Prof. Dalton Solano dos Reis – Lattes
Resumo: Este trabalho apresenta a especificação e implementação de uma aplicação de visualização volumétrica de imagens DICOM para iOS. Uma biblioteca desenvolvida neste trabalho para ler o tipo de arquivo definido no padrão DICOM, lê os arquivos do exame selecionado e as imagens são extraídas de cada um. Cada imagem representa uma fatia. Estas fatias são apresentadas individualmente na visualização 2D. Na visualização 3D elas são organizadas no espaço em três dimensões para formar o volume, que representa a parte do corpo da qual foi feito o exame. O volume é visualizado nas três direções anatômicas usando a representação por voxels sem implementar os algoritmos de visualização científica, como ray casting ou marching cubes.
Grupo-home: http://www.inf.furb.br/gcgGrupo-Lattes
Palavras-chave: Padrão DICOM. Visualização volumétrica. iOS.
Video: xx
Monografia: https://app.box.com/s/4vqt8y7141jld0giv3e8 (tex)

Tí­tulo: MJ3D-PORTAIS – BIBLIOTECA DE ALGORITMOS DE PORTAIS PARA A PLATAFORMA IOS
Orientando: Mateus Junior Cassaniga
Orientador: Prof. Dalton Solano dos Reis – Lattes
Resumo: Este trabalho apresenta a especificação, conversão e aperfeiçoamento de uma biblioteca que aplica os conceitos de algoritmo de portais. A biblioteca foi convertida da plataforma Android para a plataforma iOS e passou a permitir a utilização de cenários em 3D desenvolvidos através da ferramenta de modelagem Blender. A maior parte dos cálculos matemáticos da biblioteca original não funcionou com os novos mapas, sendo necessário desenvolvê-los de outras maneiras. Também apresenta uma aplicação de testes utilizando a linguagem de programação Objective-C, a biblioteca gráfica OpenGL ES 2.0 e a biblioteca desenvolvida, podendo ser utilizada nos dispositivos iPad e iPhone.
Grupo-home: http://www.inf.furb.br/gcgGrupo-Lattes
Palavras-chave: Algoritmo de portais. Plataforma iOS. Computação gráfica.
Video: http://www.youtube.com/watch?v=BzapqUOuhZM
Monografia: https://app.box.com/s/vzfa6904aau404pqrea4 (tex)