MM – Mesa Multi-Touch Screen

Mesa Multi-Touch Screen modelo G3 da PQ Labs
A Mesa Multi-Touch Screen é oferecida em vários tamanhos e quantidades de toques simultâneos. Uma das opções é a mesa de 50 polegadas e com 12 toques com um custo aproximado de 26.000,00 (incluindo tela, TV e mesa já customizada em 2013). É importante realçar uma preocupação em relação a qualidade da sensibilidade do toque na tela e o tempo de resposta a este toque, pois se tiver valores muitos baixo a interatividade começa a ser prejudicada. Um dos fornecedores de telas para as mesas Digitais (Figura 1) é a PQ Labs (http://multitouch.com/).
Figura 1 – Tela da Mesa Multi-Touch Screen modelo G3
Screen Shot 2014-10-10 at 09.51.07
Fonte: Multi-Touch (2014).

Um exemplo de uso da Mesa Multi-Touch Screen é apresentado como um projeto de um jogo (Figura 2) para propiciar a socialização de crianças com Síndrome de Autismo desenvolvido pela Universidade da PUC do Rio de Janeiro. O jogo é instalado em uma mesa touchscreen que permite a interação social de jovens autistas. O jogo tem como objetivo executar tarefas de vestir um time de futebol, e o cenário é criado para forçar um trabalho em equipe.
Figura 2 – Game PAR
MesaMultiTouchScreen
Fonte: PAR (2014).

Cada vez mais o próprio sistema operacional está tratando a interação usando o MultiTouch, mas ainda não está disponível para todas as plataformas. Uma opção para desenvolver aplicações MultiTouch é o framework Open Source TUIO. O TUIO define um protocolo comum contruído numa API para superfícies multitoque tangíveis. O protocolo TUIO permite a transmissão de uma descrição abstrata de superfícies interactivas, incluindo eventos de toque e os estados de objetos tangíveis. Este protocolo codifica os dados de controle de um aplicativo rastreador (por exemplo, com base em visão por computador ) e envia para qualquer aplicativo cliente que é capaz de decodificar o protocolo (ver Figura 3).
Figura 3 – Arquitetura do TUIO
Screen Shot 2014-10-10 at 10.40.30
Fonte: TUIO (2014).

Existe também a versão do TUIO para dispositivo móvel na plataforma Android, o Tuiodroid (https://code.google.com/p/tuiodroid/).

Já para soluções Web pode ser usado o HammerJS (http://hammerjs.github.io) – Exemplo Quebra Cabeça Pastilhas: permite usando um navegador carregar uma imagem dividida em pastilhas e permitir que seja jogado simultaneamente por jogadores diferentes. Como está em fase de testes para poder iniciar o jogo deve-se pressionar os dois botões (jogador 1 e 2).

Referências:
MULTI-TOUCH. PQ Labs. [S.l.], 2014. Disponível em: http://multitouch.com/. Acesso em: 25 maio 2014.
PAR. PUC-RIO. [S.l.], 2014. Disponível em: http://oglobo.globo.com/blogs/cat/posts/2012/04/30/puc-rio-games-para-criancas-jovens-autistas-442790.asp. Acesso em: 25 maio 2014.
TUIO. Disponível em: http://tuio.org. Acesso em 29 de abril de 2014.
TUIOdroid. Disponível em: https://code.google.com/p/tuiodroid/. Acesso em 29 de abril de 2014.

Vídeos de exemplo

Notícias